Tome cuidado para que seu animal de estimação não coma grama que foi tratada com fertilizantes, pesticidas e herbicidas!

Teorias sobre esse comportamento:

Os cães são conhecidos por não serem comedores seletivos. Coloque qualquer coisa no caminho do seu cão e ele vai devorá-la, quer se trate de sobras de comida, lixo ou grama.
Os cães não são essencialmente carnívoros. Embora eles gostem de comer carne, eles também podem sobreviver com uma dieta bem balanceada vegetariana. Gatos, por outro lado, podem morrer sem proteína animal.

Como todos os seres vivos, os cães precisam de uma combinação de gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e água em uma dieta equilibrada, que forneça calorias suficientes para satisfazer suas necessidades diárias.

Não temos certeza porque o seu cachorro gosta de grama, embora tenha havido muitas teorias a respeito. Primeiramente, os cães são descendentes de canídeos selvagens (lobos e raposas), que comiam a caça inteira quando a matavam para se alimentar. Desde que consumiam muitos herbívoros, acabavam por comer uma grande quantidade de plantas e até mesmo frutos encontrados no estômago e nos intestinos de suas presas. Curiosamente, carnívoros tendem a ir para o estômago e seu conteúdo primeiro, por isso é provável que os cães comam capim, porque gostam dele e ele fazia parte de sua dieta normal.

Depois, há o grande mistério: Os cães comem grama para vomitar? Ou será que eles vomitam porque comem grama? A maioria dos veterinários acredita que os cães comem grama simplesmente porque gostam, e o vômito apenas segue naturalmente. Quando os cães comem grama, a grama age como um irritante e causa vômitos. No entanto, eles podem ser inteligentes o suficiente para usar a grama como um medicamento quando têm uma dor de estômago.

Alguns veterinários acreditam que os cães comem grama, porque em suas dietas preparadas (ração) há falta de verduras e assim eles comem grama. E para sustentar esta afirmação, os cães, por vezes, procuram uma determinada variedade de grama para comer.
Não importa qual a razão, o hábito de comer grama é um comportamento normal e você não precisa se preocupar com isso. Uma nota de cautela, no entanto: Tome cuidado para que seu animal de estimação não coma grama que foi tratada com fertilizantes, pesticidas e herbicidas. Isso pode causar dor de estômago ou problemas ainda piores para seu cão.

Por: Virgínia Wells
, 16/02/2017

Entre em contato