Castração ou Esterilização

É hora de começar a pensar em castração ou esterilização do seu cão. Mas você não está bem certo se é a coisa certa a fazer. Se você está se perguntando se deve apenas deixar seu cão como a natureza o criou, considere os aspectos positivos e negativos de uma castração antes de tomar sua decisão.

Castração de fêmeas – Aspectos Positivo.

Castrar elimina o risco de gestação.

Superpopulação de cães é um assunto sério e permitindo que seu cão tenha ninhadas, você pode estar ajudando a aumentar o problema. Encontrar lares para seus filhotes não é tão fácil quanto você pode imaginar. Mesmo se você optar por ficar com os cachorros, agora você tem o custo adicional de vacinas, controle de parasitas, brinquedos e alimentos. Além dos custos, a saúde da mãe pode estar em perigo durante o parto. Algumas novas mães podem ter complicações sérias no parto e ainda podem desenvolver problemas de saúde durante a amamentação.

Principais problemas que podem ser evitados através da castração:

Castrar faz uma cadela ficar mais asseada, mais calma. Sem a vontade de acasalar, seu cão pode ser mais silencioso e não propenso a uma incessante necessidade de procurar um companheiro. A cadela castrada não atrai os machos e seus avanços chatos e serenatas. As cadelas não têm aquela secreção sangrenta por vários dias como quando estão no cio. Sem uma devida proteção, a secreção pode manchar sofás, camas e tapetes. Animais de estimação castrados também são mais fáceis de lidar. Eles tendem a ser mais gentis e afetuosos.

Castrar mantém sua cadela saudável.

Um último aspecto positivo da castração é que os animais esterilizados tendem a ter menos problemas de saúde. Castração é a remoção dos ovários e do útero. Sem esses órgãos, cistos ovarianos, infecções uterinas e câncer do aparelho reprodutor já não são uma preocupação. Estudos têm demonstrado que as cadelas castradas antes da puberdade têm uma chance significativamente menor de desenvolver câncer de mama do que as cadelas ou gatas não castradas ou castradas mais tarde na vida.

Castração de fêmeas – Aspectos negativo.

Castrar significa a esterilização.

Castrar irá resultar na esterilização de sua cadela, e ela não terá mais a capacidade de engravidar. Se você deseja reproduzir sua cadela, a castração não deve ser feita. Esterilizar pode causar ganho de peso.

Alguns animais podem ganhar peso após a castração.

Animais não castrados normalmente têm um forte desejo de acasalamento e podem gastar muita energia buscando um parceiro para se reproduzir. Sem essa carga de energia, seu cão pode comer a mesma quantidade, mas não queimar tantas calorias. Diminuição da quantidade de comida fornecida pode ajudar a reduzir o ganho de peso, mas ainda é algo para se preocupar. Esterilizar faz alguns cães menos ativos.
Animais que tenham sido esterilizados tendem a ser menos ativos. Se um cão mais calmo não é para você, castrar pode não ser a melhor opção. Castração de machos – Lado positivo

A castração elimina o risco de gravidez.

Superpopulação de cães é um assunto sério e permitindo que seu cão tenha ninhadas, você pode estar ajudando a aumentar o problema. Embora você possa não ser o proprietário da cadela, e você não tenha que encontrar lares para os filhotes, alguém tem. Mesmo se você aceitar sua responsabilidade e optar por ficar com os filhotes, agora você tem o custo adicional de vacinas, controle de parasitas, brinquedos e alimentos para animais.

A esterilização faz um cão mais calmo.

Outro aspecto positivo de castrar seu cão é que a castração pode resultar em uma casa mais calma e mais limpa. Sem a libido, seu cão pode ser mais silencioso e não propenso a uma incessante necessidade de procurar uma companheira. O cão castrado não sente mais a necessidade de procurar as fêmeas e fazer serenata. Ele não precisa mais marcar seu território e urinar por toda a casa e quintal. Animais esterilizados são também mais fáceis de conviver. Eles tendem a ser mais gentis e afetuosos. Machos castrados fogem menos e normalmente não estão envolvidos em brigas com outros animais. Castrar mantém seu cão saudável. Um último aspecto positivo de neutralizar seu cão é que os animais castrados tendem a ter menos problemas de saúde. A castração é a remoção dos testículos. Sem esses órgãos, câncer testicular não é mais uma preocupação e o risco de problemas de próstata é reduzido. Para aquelas pessoas que gostariam de esterilizar o seu cão, mas não desejam alterar a sua aparência, próteses testiculares estão disponíveis.

Castração de machos – Aspectos negativo.

A castração é a esterilização.

A castração vai resultar na esterilização de seu cão. Ele já não será capaz de reproduzir, por isso, se você pretende reproduzir seu animal, não o faça. A esterilização muda sua aparência.
Seu cão terá uma aparência diferente, pois seus testículos deixarão de estarem presentes. Se a ausência destes órgãos é um problema cosmético para você, não o faça, ou discuta sobre próteses testiculares com o seu veterinário.

A castração pode causar aumento de peso.

Alguns animais de estimação ganham peso após a esterilização. Animais inteiros geralmente têm um forte desejo de acasalamento e podem gastar muita energia buscando um parceiro para se reproduzir. Sem essa carga de energia, seu cão pode comer a mesma quantidade, mas não queimar tantas calorias. Cortar quantidade em sua comida pode ajudar a reduzir o ganho de peso, mas ainda é algo para se preocupar. A castração vai torná-lo quieto.
Animais que tenham sido castrados tendem a ser menos ativos e mais calmos. Se um cão mais sedentário e pacífico não é para você, a esterilização pode não ser a melhor opção.

Por: Dr. Ruben Dawn
, 16/02/2017

Entre em contato